Global flag icon
United Kingdom flag icon
United States flag icon
United States

Statkraft e Green Venture assinam PPA para Parque Solar de Valpaços, capaz de abastecer toda a cidade

05 jun., 2023

As duas empresas assinaram um acordo a longo prazo, com uma duração superior a 8,5 anos. O volume total chega a 340,5 GWh de energia e tem como objetivo fornecer a indústria portuguesa com energia limpa e renovável

A Green Venture, empresa líder em operações no mercado de energia, anunciou que a sua subsidiária Simplewatt Unip. Lda. assinou um Power Purchase Agreement (PPA) com a Statkraft, empresa líder em operações no mercado de energia e maior geradora de energias renováveis da Europa, para o seu Parque Solar de Valpaços de 40MWp.

Um Power Purchase Agreement (PPA) é um contrato entre duas partes, geralmente um gerador de energia (como um produtor de energia renovável) e um comprador de energia (como uma concessionária ou grande consumidor), descrevendo os termos e condições para a venda e compra de eletricidade. Os PPAs são normalmente usados na indústria de energia para facilitar acordos para o fornecimento de eletricidade a um preço fixo por longos prazos, protegendo produtores e consumidores da volatilidade do mercado local.

O PPA é baseado na venda de 70% da produção do parque solar por 8,5 anos, o que representa cerca de 340,5 GWh de energia da Green Venture comprada pela Statkraft. Os restantes 30% serão igualmente adquiridos pela Statkraft.

O Parque Solar de Valpaços é capaz de gerar energia suficiente para abastecer toda a cidade de Valpaços, o que corresponde ao consumo anual de 10.885 famílias. Este marco representa um passo significativo para a Green Venture e o seu compromisso em fornecer energia sustentável e acessível às comunidades em Portugal.

O Parque Solar de Valpaços é um projeto importante para a Statkraft e reflete o compromisso da empresa em “continuar a acelerar a transição energética em Portugal, oferecendo aos grandes consumidores industriais energia renovável e acessível que lhes permita cobrir as suas necessidades de consumo de eletricidade e dar-lhes estabilidade de custos a longo prazo", disse Simon Kornek, Vice-Presidente de Originação do Sul da Europa. "Ao mesmo tempo, esta parceria permite-nos ter uma presença mais forte em Portugal, onde já estamos desde 2021, e consolidar a nossa posição como um dos intervenientes mais ativos no mercado de PPAs”.

"Estamos entusiasmados por fazer parceria com a Statkraft e fornecer energia limpa e renovável para a indústria do nosso país", disse Edgar Arieira, General Manager da Green Venture. "Este PPA é uma prova do trabalho árduo e da dedicação da nossa equipa. Tenho a certeza de que é o primeiro de muitos com a Statkraft."

O Parque Solar de Valpaços é apenas um dos muitos projetos de energias renováveis que a Green Venture tem em carteira. A empresa promove e desenvolve energia renovável na Europa.